top of page

Não consigo controlar minhas emoções, e agora?


Existem diversas situações na vida que passam despercebidas por nós, outras tantas que causam um grande impacto, e muitas vezes só nos damos conta quando já reagimos segundo nossos impulsos e estamos vivendo as conseqüências dessa ação. É como se tivesse passado um furacão, e eu não percebesse, e só visse o estrago final que ele deixou.

Muitas pessoas chegam ao consultório dos psicólogos com essa queixa, e pedindo ajuda para controlar essas emoções. Todos nós temos emoções diariamente, algumas mais prazerosas e agradáveis, outras um tanto incômodas. Algumas pessoas apresentam uma habilidade maior em lidar com as diferentes emoções que surgem, mas nem todos têm essa facilidade.

Quando falamos em lidar com as emoções não é no sentido de controlar ao ponto de não vivenciar as emoções desagradáveis, e sim treinar a capacidade de reconhecê-las, nomeá-las e agir de maneira consciente apesar delas.

As emoções são importantes, pois sinalizam quando há necessidade de mudança, comunicam quando tem algo acontecendo dentro de nós, e são reações internas normais frente às experiências do dia-a-dia. Quando desenvolvemos a capacidade de reconhecer essas emoções, também conseguimos identificar nossos impulsos antes da ação, o que torna possível escolher como queremos agir.

O primeiro passo para desenvolver essa capacidade é treinar a consciência plena, ou conexão com o momento presente. Observar as sensações do corpo, focar em cada um dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) é um excelente treino para essa conexão. Podemos treinar através de exercícios meditativos ou em atividades do dia-a-dia, como tomando banho, comendo, caminhando. Use essas atividades para treinar a atenção as sensações do corpo.

Não importa o como, o importante é buscar se conhecer. Aprender a discriminar as sensações, reconhecê-las, é inicio para conseguir controlar suas ações. Sempre podemos escolher, e ter consciência disso nos traz essa oportunidade!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page