top of page

Trabalhando para ter uma vida plena e significativa

Algo que as pessoas estão buscando é ter uma vida que faça sentido. Vejo muitas pessoas desmotivadas e sem rumo e por isso facilmente se perdem no meio do caminho e caem na frustração de não ter a vida que gostariam. Muitas vezes, o que as distraem são sentimentos e pensamentos que causam sofrimento e acabam se tornando grandes obstáculos para alcançar aquilo que desejamos. Ou podemos estar tão conectados a uma ideia de vida, que não conseguimos nos conectar com a realidade que temos para viver, e deixamos de agir de maneira consciente, caímos no piloto automático.

Buscar ter uma vida plena e significativa, ou uma vida que vale a pena, dá trabalho. Exige que estejamos mais atentos às coisas que acontecem no mundo externo e interno, e isso inclui se conectar também com sentimentos e pensamentos mais desagradáveis. Mas como gosto de falar: só sofremos por aquilo que é importante! É isso que realmente vai nos gerar medo, insegurança, tristeza. Reflita por um momento: você já sofreu alguma vez por algo que não era importante para tua vida?

Imagine que a vida é uma viagem, definimos um destino, traçamos uma rota, e usamos um GPS para nos auxiliar a chegar ao lugar. Mas o trajeto pode ser bem longo, e nos cansarmos no meio do caminho, nos desviarmos por atalhos, ou em coisas mais confortáveis que encontramos. A dica é: aproveite a viagem! Não foque apenas no destino, a viagem pode ser muito prazerosa. É durante a viagem que escolhemos os melhores caminhos, ou podemos apreciar a companhia das pessoas, ou as paisagens que passamos. Isso faz valer a pena o trabalho de cada viagem.

Para ajudar a aproveitar a viagem: tenha consciência de cada passo que der, por cada lugar que passar, de cada escolha que fizer; Seja grato por cada coisa boa que viver; Seja gentil consigo mesmo quando não conseguir ou quando cometer um erro; Tenha autocompaixão quando sofrer, quando tiver medo, vergonha, ou se sentir frustrado. E por fim, não fique preso ao destino, ou à ideal de vida que tens em mente, viva de maneira completa a vida que tens hoje.

“As artimanhas que usamos para escapar da aflição nos desviam de nossos objetivos. E é por eles que vale a pena viver.” – Steven Hayes

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page