top of page

O que faz a vida realmente valer a pena?


Todo final de ano nos deparamos com diversas reflexões sobre a vida: o que temos feito; que metas alcançamos; que coisas conquistamos; entre outras. Muitas vezes nos deparamos com a decepção de não ter feito nada do que planejamos. Poderíamos falar sobre o porque temos dificuldade em cumprir as metas, porque não conseguimos focar, etc. Mas quero te perguntar outra coisa: as metas que você estabeleceu, as coisas que conquistou ou buscou alcançar, realmente fazem tua vida valer a pena?

Essa resposta é muito individual, pode não ter uma resposta certa. Mas muitos tem tentado responder: “O que faz a vida valer a pena?”; “O que traz felicidade na vida?”; “O que faz uma pessoa ter qualidade de vida?”. Essas são algumas perguntas que muitas pessoas têm buscado responder.

Um estudo feito sobre o desenvolvimento humano, inicialmente nos Estados Unidos, tem encontrado algumas respostas. Em um TED Talk podemos ouvir Robert Weldinger, um dos diretores desse estudo, falando sobre esses achados. Esse estudo já existe há 75 anos (ainda está em desenvolvimento), é o estudo mais longo conhecido até hoje, e contou com a participação inicialmente de 724 homens, de diferentes realidades socioeconômicas e profissões. Ao acompanhar ano após ano esses homens, os cientistas chegaram a seguinte conclusão: “bons relacionamentos nos mantém felizes e saudáveis”.

Somos seres que necessitam de relacionamentos, então faz muito sentido essa conclusão. E quando falamos de relacionamento não significa um casamento, ou viver junto com alguém, mas se relacionar com pessoas em diferentes níveis de intimidade.

Muitas vezes, mesmo sabendo de tudo isso, temos “corrido” atrás de coisas que não tem nada a ver com isso, e que muitas vezes nos distanciam mais ainda das pessoas e relacionamentos que são importantes para nossa vida.

Então meu desafio para esse final de ano é: reflita se suas metas e desejos tem a ver com o que realmente importa e faz a vida valer a pena. Nem sempre conquistar coisas nos traz felicidade e vida plena!

Veja o vídeo no Youtube: Robert Weldinger – “TED Talk: Do que é feita uma vida boa? Lições do mais longo estudo sobre felicidade”

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page