top of page

Como você tem cuidado de suas emoções?

Quando falamos de saúde emocional, já temos a tendência em pensar sobre ter emoções positivas, em se sentir sempre bem, estar sempre sorrindo ou tranqüilo. Mas o cuidado com nossas emoções inclui o como lidamos também com emoções desconfortáveis.

Para começar precisamos conhecer nossas emoções, só assim poderemos saber o como lidar com elas e cuidar delas de uma maneira saudável. Nós, seres humanos, temos uma gama de emoções, e precisamos aprender a reconhecê-las, identificá-las para então saber como queremos nos relacionar com elas.

Emoções são elementos internos normais e vividos por todas as pessoas, e em muitas situações tem uma função importante na vida como para relacionamentos, para nos protegermos, para fazermos mudanças, até mesmo naqueles momentos difíceis de perda.

Kristin Neff, uma psicóloga americana, que faz sua pesquisa a respeito de autocompaixão, diz em seu livro que “As feridas realmente cicatrizam se receberem o cuidado e a atenção adequados”. Esse cuidado e atenção adequados quer dizer sentir nossas emoções! Só ao senti-las que poderemos saber o que necessitamos nesse autocuidado.

Quando falo de dar atenção as emoções também quer dizer prestar a atenção em emoções agradáveis e gostosas de sentir.

Recentemente um cliente que atendo relatou que não sentia mais empolgação por nada na sua vida, que ele estava vivendo coisas que tinha sonhado, mas não conseguia ficar super feliz por isso. Começamos a trabalhar o prestar a atenção nas emoções, entrar em contato com elas. Ele começou a se conectar com essas emoções, e teve alguns momentos bem difíceis, em que sentiu emoções bem desconfortáveis, mas que geraram mudança em suas escolhas. Mas também relatou sentir uma felicidade que há muito tempo não tinha sentido. Isso foi resultado de ele se permitir sentir suas emoções!

A melhor forma de cuidarmos de nossas emoções é sentindo elas! Isso não significa agir em função delas, mas entender que elas fazem parte de nossas vidas, e que precisamos nos relacionar com elas para sabermos nossas necessidades mais profundas.

Emoções são sinais importantes! É muitas vezes o impulso que precisamos para mudar, são os elementos para uma vida plena e de satisfação. As emoções não são nossas inimigas!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page