top of page

Em busca do equilíbrio, um dia de cada vez

Quando se fala em equilíbrio o que lhe vem à mente? À minha mente sempre vem a imagem de uma pessoa andando de bicicleta, principalmente pela relação que faço com uma famosa frase de Albert Einstein: “A vida é igual andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento.” Ou seja, ficar imóvel não nos leva a lugar algum, mesmo que nos dê essa sensação de equilíbrio por estarmos parados, mas nem aí estamos completamente parados.


Vou descrever melhor: imagine você ou alguém andando de bicicleta, qual o principal movimento que leva uma pessoa a se manter equilibrada? O movimento que ela faz intercalando as duas pernas e principalmente o peso do seu corpo sendo jogado de um lado para o outro é o que possibilita esse equilíbrio e simultaneamente andar para frente. Agora pensemos no exemplo de estarmos parados, e se possível faça um experimento comigo: fique em pé, com os pés próximos um do outro, feche os olhos e tente ficar o mais parado possível, e observe o que acontece ficando assim por um tempo. Espero que você tenha percebido que o seu corpo não fica completamente imóvel, ele vai balançando, distribuindo o peso do corpo, em busca de se manter equilibrado.

Mas o ponto que quero chegar é na relação que esses exemplos têm com o equilíbrio emocional. Muitas vezes construímos uma idéia do que é ter equilíbrio emocional, e muitas vezes essas teorias tem a ver com ausência de irritabilidade, angústia, ansiedade. A maioria das pessoas quando imagina alguém equilibrado emocionalmente, pensa em alguém tranqüilo, talvez até imagine um monge budista meditando o dia inteiro. Está certo que existem pessoas que não se deixam impulsionar ou transparecer suas emoções, mas nem sempre isso significa equilíbrio emocional.

Equilíbrio emocional tem mais a ver com o como escolhemos agir. Se olharmos para os exemplos físicos citados anteriormente, o corpo distribui o peso para ambos os lados. Equilíbrio emocional também tem a ver com escolha de às vezes agir de um jeito, às vezes de outro. Algumas vezes agir de acordo com o que se sente emocionalmente, às vezes escolher agir o contrário disso. Mas para isso é necessário ter consciência das emoções e impulsos, pois se não agiremos apenas no piloto automático, não escolhendo de verdade como agir.

A psicóloga Kristin Neff, autora do livro “Autocompaixão” diz que diversos estudos mostram que pessoas capazes de prestar atenção à sua experiência num momento específico de forma consciente têm maior equilíbrio emocional. Ou seja, não é ignorar o que se está sentindo, é dar atenção a essa emoção, perceber o que se sente e pensa, e então poder decidir seguir o caminho da emoção ou não. Essa não é uma tarefa fácil, pois vivemos em um mundo do imediatismo, onde se busca fugir de tudo que pode ser desconfortável, mas é uma tentativa que vale a pena.

Tenha em mente que quem tem o controle das suas ações é você. Apesar de não termos como escolher como nos sentimos emocionalmente, ou escolher descartar pensamentos desconfortáveis, ainda sim é tua responsabilidade o como irá agir. Lembre: nem sempre se calar, ou agir o contrário da emoção significa ser equilibrado emocionalmente. Muitas vezes agir de acordo com nossa emoção nos leva ao equilíbrio por estar coerente àquilo que desejamos ser como pessoa.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page