top of page

Porque esse desânimo não me larga?


Se tem algo que atrapalha a vida é essa falta de vontade de fazer as coisas. A gente até gostaria de realizar nossos planos, até gostaria de um emprego melhor, ou de começar a academia. Mas daí vem aquele desânimo, e vamos deixando sempre para depois, sempre esperando ser “possuído pelo espírito do Steve Jobs”, cheio de idéias inovadoras e motivação. Eu tenho uma notícia triste para você: mesmo sem ter conhecido Steve Jobs pessoalmente, nem lido sua biografia, tenho certeza que ele também teve seus momentos de desânimo, e vontade de desistir no meio do caminho, não dando seguimento em seus planos.


Muitos vêem a falta de vontade de realizar as coisas como preguiça, ou comodismo, ou até mesmo falta de ambição (algo considerado quase que obrigatório pela sociedade). E muitas vezes é isso mesmo. Mas muitas outras vezes o desânimo reflete outros obstáculos, e gera o comportamento de fuga devido ao desconforto sentido. Posso dizer para vocês que no meu consultório têm aparecido muitos clientes com essa queixa: “Não consigo persistir nas coisas”; “Não consigo me relacionar profundamente com as pessoas”; “Não tenho vontade de fazer nada”... entre outras falas. O que percebo na maioria deles não é a indiferença ou a real falta de vontade de fazer, mas sim um medo de fracassar e se frustrar que se tornou maior que a vontade de realizar.


O medo é um sentimento extremamente desconfortável para a maioria das pessoas! Frente a esse medo temos reações, e muitas vezes essas reações são comportamentos de fuga ou inatividade. Acontece em alguns casos aquele raciocínio: “Se eu ficar quietinho, ou tentar fazer outra coisa, esse medo vai sumir e eu vou ficar bem”. O medo é o nosso mundo interno dizendo “Você vai morrer se fizer isso”. É aí que o sentimento de desânimo entra, deixando a gente no lugar seguro, paralisado, buscando o conforto da nossa casa para se proteger.


Porém, na maior parte do tempo, as coisas que nos dão medo não são aquelas que geram risco para nossa vida. E mais que isso: não fazer aquilo que nos gera esse medo, ou desânimo, muitas vezes cria mais sofrimento, agora pela frustração de não realizar nada, não conseguir mudar a vida.


Agora te pergunto: O desânimo que tu sente frente a algumas situações, é preguiça, falta de vontade mesmo? Ou é causado pelo medo de não dar certo?

Não adianta esperar pelo milagre de não sentir desconforto frente a coisas que deseja realizar, para poder realizá-las. Se ficarmos esperando, continuaremos sofrendo por não mudar nada, e talvez o desânimo só aumente!


Que a partir de hoje você perceba que nenhum sentimento ou pensamento pode te impedir de fazer o que é importante para ti! O desânimo só vai te largar, quando você parar de levar a sério tudo o que ele te fala.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page